18 setembro, 2007

91 - Avestruz

Foto: Shark inho – Setembro 2007

PALAVRAS DE UM AVESTRUZ TODO GRIS

Arrancam-me as penas
E eu sofro sem dizer nada:
- Sou ave
Bem educada.

E, se quisesse,
Podia
Morder-lhes as mãos morenas,
A esses
Que sem piedade
Me roubam as penas que me cobrem;

E, no entanto,
Sem o mais breve gemido,
O meu corpo
Vai ficando
Desguarnecido ...

E elas,
Aquelas
Que se enfeitam, doidamente,
Com estas penas formosas
- Que são minhas !
Passam por mim, desdenhosas,
Em gargalhadas mesquinhas.

Sim; eu sofro sem dizer nada:
- Sou ave
Bem educada.

Mesmo que fosse pequena
E eu te visse pobre ou nua
- Ninguém ama a sua Pátria por ser grande,
Mas sim por ser sua !

(António Botto)

3 comentários:

shark disse...

Ainda fica mais gira aqui, a bicha... :-)

Susete Evaristo disse...

Já viste como existem poemas que se adaptam a todoas as tuas imagens? Eu bem te dizia. E cada vez estou a gostar mais deste trabalho de pesquisa.

shark disse...

Estou estupefacto com a quantidade que já conseguiste encontrar, a sério.