08 abril, 2009

273 - Giestas

Foto: Charquinho

Canção com lágrimasEu canto para ti um mês de giestas
Um mês de morte e crescimento ó meu amigo
Como um cristal partindo-se plangente
No fundo da memória perturbada

Eu canto para ti um mês onde começa a mágoa
E um coração poisado sobre a tua ausência
Eu canto um mês com lágrimas e sol o grave mês
Em que os mortos amados batem à porta do poema

Porque tu me disseste quem em dera em Lisboa
Quem me dera me Maio depois morreste
Com Lisboa tão longe ó meu irmão tão breve
Que nunca mais acenderás no meu o teu cigarro

Eu canto para ti Lisboa à tua espera
Teu nome escrito com ternura sobre as águas
E o teu retrato em cada rua onde não passas
Trazendo no sorriso a flor do mês de Maio

Porque tu me disseste quem em dera em Maio
Porque te vi morrer eu canto para ti
Lisboa e o sol Lisboa com lágrimas
Lisboa a tua espera ó meu irmão tão breve
Eu canto para ti Lisboa à tua espera...

Adriano Correia de Oliveira
A minha Homenagem a Adriano que amanhã 9 de Abril faria 67 anos

4 comentários:

Judô e Poesia disse...

Foi mesmo uma linda homenagem, lindo gesto de saudades. Abraços. Domingos.

XICA disse...

Maravilhoso, este poema, amiga, belissima escolha.

vieira calado disse...

A melhor voz de Abril!

Um timbre fantástico!

Beijocas

shark disse...

A foto aqui só serve para chamar a atenção para a tua belíssima escolha, amiga!